quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Marketing é Publicidade ou Publicidade é Marketing?

O começo é sempre difícil, mas depois que pega o ritmo vai embora, pelo menos é o que acontece na maioria das situações. Bem, apostando que posso me colocar nessa condição, resolvi escrever um artigo, alias, meu primeiro, sobre NMarketing e suas ferramentas. Como este assunto é amplo irei fazê-lo dividindo-o em três partes: a primeira será sobre os conceitos de marketing, publicidade e propaganda; a segunda sobre as ferramentas de marketing; e a terceira sobre sua importância nas micros e pequenas empresas.
Quando se fala em marketing a maioria das pessoas pensa ter a resposta na ponta da língua e são enfáticas em dizer que o marketing acontece quando se faz uma apresentação ou uma mídia de uma empresa ou produto e se baseia na apresentação de um cartão de visita e/ou um panfleto bem feito. Para muitos, Marketing é a mesma coisa que publicidade ou o contrário.
Isso não é bem assim. Marketing é uma ciência, uma disciplina que procura discernir a realidade comportamental da sociedade para que através de uma análise realizada com seriedade, o profissional de marketing possa fornecer subsídios suficientes para que uma empresa planeje, organize e execute uma idéia, transformando-a em um produto/serviço para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais de pessoas e organizações. Trocando isso que foi escrito acima em miúdos, significa dizer que é necessário entender as necessidades, identificar a solução e trabalhar duro para tornar essa solução economicamente viável, acessível e atraente para o público.
Com o estudo realizado e o planejamento pronto é necessário utilizar uma das ferramentas do marketing: a publicidade que tem como objetivo demonstrar de maneira atrativa e convincente o produto/serviço ao consumidor final, através de campanhas publicitárias, oferecendo a este valor e satisfação.
Flávio Corrêa de Souza
Bacharel em História pela UFPA
Tecnólogo em Gestão de Marketing pela UNOPAR
Pós-graduado em MBA Executivo em Negócios pela UNOPAR
Pós-graduado em MBA em Marketing de Varejo pela UNOPAR
Email:
flaviopromkt@gmail.com

Nenhum comentário: